Jogando (e narrando) Online! Parte 1 - Programas #fiqueemcasacomrpg

Tirado de Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!

Primeiro lugar! Antes das pedras, sim, eu sei que to atrasado! Por favor, sem pedras!!!

"Segundamente" (zoas). Essa sessão sera´voltada principalmente pra aquele "perdido da vida" "eu to sem grupo mas quero jogar." No caso um cara que costuma ter a minha situação.
Sei lá por que raios nunca tive muito carisma/dedicação pra manter um grupo offline  (também conhecido como irl).
Eu queria ir logo pras dicas de mestre mais efetivas, lidar com certos problemas, começar a narrar, etc, mas diacho  isso ficou longo pacas!
Essa vai ser só uma avaliação de ferramentas. Topicos positivos e negativos e, desculpem a situação que vou gerar, vai ter realmente um certo enviezamento meu, acho. Até por que alguns concheço bem mais que outros, mesmo tendo jogado em todas as ferramentas que citei (ou pelo menos ouvido sobre gente que joga), mas acho que pode ajudar muita gente a se decidir o que usar.

Se aventurando pela internet!
Tirado Digimon Story: Cyber Sleuth - Hacker's Memory

Se você ja tem pessoas com quem jogar, você ja está um passo adiantado e vai ter bem mais opções!
Mas vamos falar dos menos favorecidos antes. Tem algumas ferramentas interessantes pra rolar suas aventuras ou campanhas online, mas a maioria é uma *** pra achar salas (chats coordenados por mestres que disponibilizam sua(s) campanha(s) ali.
Mas, sem mais delongas vamos rodar adiante!

Ferramentas pra jogar online
RRPG Firecast - nada pior que promover algo que ache mal administrado. Mas dando divulgação gratuita pro "eterna antihentai Aliçu saga" deixo o link do site oficial para download e explanar os pontos do programa (por sinal recentemente fui banido com uma segunda conta do facebook oficial do  progama, então uma dica se quiser se manter lá: não escreva nada que os administradores não gostem. Eles banem realmente por qualquer motivo).

Vantagens:
Busca de salas. Acho que é o principal ponto que posso dar de positivo (e que me faz ficar nessa coisa, somando o fato de ser nacional). Quem quer achar salas pode procurar por temas especificos: nome da sala, sistema e nome do mestre. Isso facilita horrores se você quer achar (se tiver sorte) salas do seu sistema, tema, mesre favorito.
Além disso ele tem um sistema que prioriza salas que estão a mais tempo ativas. Em geral minimizando a chance de cair numa sala "fogo de pallha" que tem horrores.
De graça! De graça sempre e bom. Não é uma qualidade dele só, acho, mas é bom mencionar por que vai que alguem se assusta...
Interfaçe Interessante. Acho legal o sistema de edição de avatares, barras e linhas (mas só se você tiver gold, ver abaixo). Anima de ver as barras na tela aumentando/abaixando ao invés de lidar com ferramentas menos visuais.
Controle de cor efeitos de texto. Na verdade nem sei se outros programas tem isso (se tiver, deixem dicas nos comentários), mas pra quem gosta de texto ter esse apelo visual ajuda muito. Confesso que qualquer erro nisso você fica com uns "s duplo", cochetes e cores cagadas e feiosas na tela, mas fazer o que...
Informativo/Biblioteca Visivel. Você pode ja deixar de antemão Informativos e Bibliotecas que os jogadores entram e podem (o que normalmente não  vão fazer, mas ta lá...) ler. Isso é bem interessante por que você não precisa falar trocentas vezes sobre "que diabos é a campanha", se tem vaga, como faz pra jogar, entre outros.
Mensagens privadas fácil. Não sei bem se tem nos outros programas, mas pra texto é bem fácil se comunicar com pessoas separadas. Se tiver gold (sempre caimos nesse ponto, certo... Acostume-se) ainda pode criar multiplas salas com qualquer quantidade de jogadores.
Tabuleiros e Mapas. Tem, mas tem que ter gold (não disse). Se não tiver, nem tenta, só aceita...
Tem sistema de ancance visual, iluminação e entre outros que permite saber em ambientes escuro o que os jogadores conseguem ver. Até onde eu sei, apenas o Roll20 tem e é bem interessante. Dá pra desenhar, com um pouco de dificuldade mas acho que vale a pena.
Nacional. Com isso você não precisa se preocupar com mais um fator na hora de buscar sua sala favorita. Claro que se souber inglês (ou outro idioma) o bastante, pode acabar querendo ter um leque de busca maior
Pessoas Circulantes. Acho esse ponto relevante, mas que coloquei meio atrasado. Dentre as nacionais é a que tem mais gente. Em geral a escala de pessoas é baixa pela manhã tendo picos perto meio da noite.

Desvantagens:
Looter! Pra ser pleno no programa, tem que ter o "gold" (tanto no sentido literal quanto figurado). Ok, não é caro (e eu sei que isso é relativo. Cada um dê sua propria opnião, hoje custando 29.59 R$ o ano do Gold e 34,29 R$ o ano do gold plus, que é essencialmente pra quem usa no celular e sem isso só no PC mesmo praticamente). Mas ao invés de te dar ferramentas que melhorem sua interação no programa o que ele fez de fato foi travar coisas essenciais para mestres. Se você tem algum amigo gold lá pode tentar sanar alguns aspectos disso. Não vou me extender muito no assunto...
Bugs! Quando vai abrir uma ficha muito  cheia, gifs pesados (até mesmo postado no chat), usar textos em fontes especificas sua interfaçe vira um carnaval que vai fazer você lembrar Doki Doki Literature Club e outros jogos que tem esse tema (cagar sua interfaçe). Isso se não fizer fechar o programa!
Além disso de tempos em tempos os adminstradores fazem "all drop" pra corrigir bugs. As vezes bem mais  que a gente tem saco pra aturar...
Ferramentas de voz comprometidas. Sinceramente não é a melhor ferramenta de voz que tem. Dá muitos erros. Se entrar vai ver que a maioria das mesas de voz corre pro Discord. As que não fazem aprendem rapidamente o erro que cometeram.
Sistema de colocar imagens anti-intutivo/ferrado. Cara. Quando você chega como noob empolgado pra colocar sua "fotinha" de perfil você tem a primeira quest do programa!
Você sabe o que é endereço da imagem? Todos do RRPG acabam aprendendo e se você souber está um passo a frente. Se não, ou fica com um iconezinho cinza feioso pra sempre na tela ou vai aprender.
PS: Ok, quem tem gold não precisa bater tanta cabeça com isso..
Discord Um programa popular feito pra jogadores e, cara! Quantas ferramentas boas! Tem rolador de dados. Então mesmo não sendo de RPG rola lá de boa (com certo preparo).

Vantagens:
Popular. Bem... Pouca gente desse planeta não conheçe a ferramenta (mesmo que não use). Então não é dificil chamar gente que "nem é tão ligada nesse jogo esquisito."
De graça! De graça sempre e bom. Talvez todos tenham essa qualidade aqui (ainda não conheço um fechado ainda), acho, mas é bom mencionar mesmo sendo famoso.
Ferramenta de voz ok. Ia falar que era boa, mas vez ou outra no discord e percebo problemas diversos com as ferramentas de voz. Mas a maioria que precisa de voz frequentemente opta pelo programa
Ferramentas diversas! A melhor parte do programa. Quem souber catar coisas por lá ta bem servido com ferramentas de som de fundo, roladores, avaliação de texto, gravação de som e coisas diversas.
Biblioteca com aviso de update. Ele não tem o sistema de informativos na entrada da sala, o que é um pouco chato, mas quem conheçe, sabe que nem faz tanta falta.
O sistema de biblioteca é bem melhor que o do RRPG. Ele tem um sistema que  avisa se qualquer coisa for atualizada, avisando os jogadores que não leram. Ajuda muito por que hora ou outra, a menos que seja muito parado. você va querer mudar algo nela.
Registro de texto permanente. Qualquer coisa que escrever vai ficar permanentemente restrado no log podendo ser acessado a qualquer momento. Você não precisa ter que ficar salvando toda santa sessão ou se descabelar se tiver algum DC
Servidor estavel. Não vi casos de "all drop" em discord apesar de não ser onde jogo mais, Isso é algo legal pra não precisar se atrapalhar com seu dia de aventura ficar comprometido

Desvantagens:
Não Especifico. Isso pode parecer pouca coisa, mas não é.
Se souber mexer bem no discord bola pra frente! Mas se não, ou pesquise bastante, tente outras ferramentas ou use agregado com outras. Usar só o Discord pra narrar vai dar um trabalho extra. Então se prefere/gosta dela, esteja avisado...
Sistema de "fichas" arquivado. Em mesas com muitos jogadores o sistema de fichas vai ser colocar uma pasta com vários arquivos de texto um embaixo do outro. Enquanto em programas especificos seria só clicar no avatar do jogador. Parece pouco, mas é algo que deve ser levado em conta, principalmente em mesas grandes.
Interfaçe inadequada. Qualquer alteração de status não vai ficar imediatamente visivel, provavelmente usando um informativo especifico pra registro. O que é algo que realmente compromete, mas dá pra rolar.
Sem busca de sala. Não é pra quem quer jogar sem grupo, sendo o pior nesse aspecto.
Interfaçe não atrativa. A maioria dos programas/sites de RPG tem algo que enche os olhos e permite edição de imagens e outras ferramentas visuais. O Discord, pra RPG, perde esse atrativo.

Observação: Um grupo relacionado com RPG no Pará promoveu uma sala no discord pra quem quiser se integrar com outros jogadores pra jogar RPG. Apesar de ser local, membros de qualquer lugar do país podem participar. O link para a Liga dos Grupos Organizados de RPG do Pará (LGORPG/PA). se encontra aqui.

Taulukko
Acho que um dos piores especificos pra jogar RPG. Talvez seja adequado se ja tiver grupo. Ainda é popular mas a interfaçe é bem singela. Criado em 2008 e dizendo, Edson, seu criador é a plataforma pra jogar RPG online mais antiga do país.

Vantagens:
Relativamente intutivo e simples. Ser simples é a parte boa e ruim do programa. Ter poucas ferramentas permite que você altere as propriedades da sua mesa, mas pra um iniciante em pouco tempo você pode aprender tudo que a ferramenta tem a te ofereçer sem ficar com medo ou perdido de usar.
Chamar atenção. Ele tem um sistema de aviso sonoro que serve pra avisar aquele jogador mais avoado. RRPG tem um simples, mas em geral fica marcado no texto ou você tem que abrir um Private Text (PVT).
Nacional. É sempre bom não ter que se preocupar com o idioma das sala que entra além de todas as trocentas coisas que a gente ja costuma se preocupar.
Gratis e sem sistema de assinatura. É gratis e não tem coisas travadas que são liberadas mediante a assinatura de contas pagas.

Desvantagens:
Tudo simples demais. Ele é feito pra ser funcional, confesso. Mas realmente a interfaçe tem pouco atrativo aos olhos.
Grid destravado, singelo e com icones genéricos. O grid vai servir pra marcar o lugar no mapa e nada a mais que isso. O mestre deve ficar atento pro jogador não cometer nenhum erro (deliberado ou intencional). O jogo não faz contagem de casas ou até mesmo centraliza a peça no meio do quadrado especifico (Ele fica flutuando).
Sem bibliotecas. Não há como fazer grandes informativos ou informativos setorizados.
Ferramenta de Texto Global. É uma coisa pra ser vantagem em essencia. Fazer propaganda da sala e tal, mas considerando que a maioria vai fazer isso ou as vezes as pessoas não vão ligar querendo que alguem faça a mesa "do jeito dela" as vezes acaba não tendo nenhuma efetividade além de ver gente chorando ou spammando convites que não interessam...
Baixo publico de rotação. Vai ter momentos que não vai achar uma alma viva lá, infelizmente.

Obs: Taulukko está com um projeto pra uma plataforma mais avançada na catarase, chamado de Taulukko volume 2. Os custos de suporte estão entre 5 R$ e 10 R$ mensais. Ainda não tem como opnar de uma ferramenta que não está pronta mas podem checar no site e saber mais.

Roll d20. Um dos mais populares especificamente falando de RPG. Muitos youtubers adoram rolar suas mesas ali.

Bom sistema de recepção de video/audio. Um dos principais atrativos do programa. Acho que é uma das poucas ferramentas que você não vai fazer questão de usar com Discord ou Skype pra jgar de voz.
Bom sistema de criação e exposição de mapas. Uma das principais caracteristicas do Roll d20. Os mapas ficam sempre visiveis de fundo, é intutivo e , ao contrário do RRPG é grátis.
Os mapas tem sistema de iluminação e controle de campo visual que é bem interessante pro mestre dramatizar suas dungeons com criaturas se movendo fora do campo visual deles.
Gratis. É gratis. tem coisas travadas que ajudam, principalmente na parte de busca ou coisa assim, mas pelo menos nada que comprometa sua experiência pra baixo.
Sistema de busca completo. Baseado em relevancia, palavras chaves, sistema, aberto a players, entre outras coisas. Realmente demorei pra ver isso e parece bem completo, ficando igual ou melhor que todos os nacionais.
Interfaçe interessante. A tela é bem funcional, fazendo com que a interfaçe não gaste tanto espaço com os jogadores ou o chat. Acho que pra chat de texto fica mais chatinho com uma área de leitura estreita, podendo ser um ponto falho pra quem não vai usar voz.
Sistema de cobrança pra jogar. Meio bizarro pra maioria, mas lá alguns mestres cobram pra narrar. Parece que é por sessão e tem sistema de denuncia, mas acabei não dando tanta atenção a ferramenta.

Desvantagens:
Estrangeiro. Considerando que não entenda inglês vai ficar com mesas restritas. A menos que ja entre com conhecidos, que é o que normalmente ocorre.
Coisas pagas muito caras pro mercado nacional. São mais aditivos e facilidades. Nada que realmente precise comprar, mas existe. E provavelmente só quem tem realmente muito "tutu" vai poder comprar. Pacote Plus hoje ta $ 49,99 e o Pro 99,99 /ano. Se você acha pouco é por que não entendeu que o preço está em dolares. E se ainda acha pouco, é por que você é das pessoas que tem "bala na agulha" e tenho nem o que falar.
Sem chat entre amigos. Esse mecânismo acaba te forçando ter meios externos ou mais complicados pra saber quais dos seus contatos está on ou não

Menções Honrosas:
Programas que as pessoas usam mas bem forçadamente. Em geral não tendo quase nenhuma ferramenta de apoio.para tal.
Telegram: Similar ao Whats'app mas tem ferramentas de rolamento de dados (1d6). Pra sistema que usam esses dados você não perde nada jogando ali. Ele tem a mecânica de texto e de adicão de pessoas similar ao mesmo então se não tem um grupo definido, passa longe de ser uma ferramenta ideal. O registro de fichas fica bem complicado além do de status.
Whats App. Todos conheçem então pra adcionar jogadores casuais é bom. Não tem nenhuma interfaçe que ajude na parte Aleatória, então é melhor pra Roleplay puro. De resto tem os mesmos potenciais e problemas do Telegram.
E-mail. Muito popular nos primordios da internet. Não tem ferramenta pra nada. Em geral funcionando apenas na base do Roleplay puro.
Role Gate. Pra ser sincero me pegaram nas calças curtas esse daqui. um conhecido da mesa do RRPG, que usa programas estrangeiros me falou, então explorem por conta... É um site pra jogar RPG. É estrangeiro. Tem um sistema de busca descente e uma interfaçe com o usuário funcional pra jogar.

Recomendações Finais.
Em geral acho que o RRPG ganha em algumas funcionalidades entre os nacionais, mas na verdade nem todas e algumas são pessoais.
Percebi que ele não ganha do Roll20 em capacidade de busca. Mas acho que a combinação do nacional com uma ferramenta de busca descente acaba me incentivando a continuar nele.
Mas eu mesmo estou chocado com a capacidade do Roll20 em superar as ferramentas nacionais no sentido multimidia, confiabilidade, ferramenta de busca.superior ou igual.
Se você ja tem um grupo, acho que o discord ou o Roll20 vão lhe satisfazer bastante, principalmente se gostar de voz/video. No texto ainda acho que o RRPG ganha e tem uma interfaçe mais bonitinha e capacidade de achar mesa ou jogadores que falem brasileiro, mas acho que superestimei ele em alguns aspectos antes.

Comentários

  1. Comecei a mestrar uns jogos com dados de faces personalizadas (Mutant Chronicles e Conan, ambos jogos da Modiphius) e o Roll20 me permitiu emular isso de forma interessante, a única coisa negativa com que esbarrei foram críticas à administração da plataforma.

    Recentemente dei uma pesquisada no uso da Astral Tabletop, que tem parceria com a DrivethruRPG. A plataforma tá crescendo, tem uma proposta de oferecer recursos dinâmicos, mas depois de passar por uns tutoriais, me parece pouco convidativa para jogadores menos experientes em plataformas virtuais.

    Uma outra alternativa disponível é o recente D&D Beyond. Não tem um ambiente virtual, mas uma plataforma de gerenciamento de jogadores e campanha... Parece interessante se usado com outra plataforma de chat por voz.

    Em termos de qualidade, dos que experimentei, achei o Fantasy Grounds o mais arrojado. A bronca é que o preço torna ele difícil de ser acessível para formar uma party.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente uso pouco Roll d20 a ponto dessa informaçãos dos problemas dos administradores me passar alheia. Até estou curioso de qual aspecto eles pecam.
      D&D Beyound e Fantasy Grounds não conheço pra ser sincero, sendo a segunda e terceira ferramenta que pe passou batido.
      Se talvez interessar pras pessoas que circulam pelo site. Talvez possa tentar coletar informações de mais ferramentas
      Ademais grato Mike pela colaboração a matéria ^^

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenario de terror para Storyteller e Terras Devastadas - Petroville.

Jogando (e narrando) Online! Parte 2 - Administrando Mesas #fiqueemcasacomrpg