Jogando (e narrando) Online! Parte 2 - Administrando Mesas #fiqueemcasacomrpg

Tirado de Goblin Slayer

Bom! Essa parte ja tava meio que programada pra ficar junto com a parte 1, mas... Então seria a diacha do tópico anterior, só com 3 ferramentas e ia explanar ela por altos e... Bem... Ja viram que não foi bem isso que eu fiz.
Mas de certa forma estou meio orgulhoso dessa parte que fiz. Aprendi bastante chafurdando as ferramentas e propriedades pra tentar tornar os raios da matéria o menos meia boca possível!
Ainda botei um material extra no final do segundo tempo que apenas conversei com um usuário, mas sabendo que ja existe, já é alguma coisa né... (não me censurem! Acho que ia demorar pelo menos mais três dias pra fazer uma analise pessoal da ferramenta!)

Enfim! Voltando ao verdadeiro tópico dessa desgraça falaremos (finalmente) de criando sua sala/como jogar em uma!

Vou me focar primeiro na coisa de como criar por que putz, é bem mais embaixo!

Criando a sala!

 Tirado de After School Dice Club

A primeira ideia que digo pra você que é marinheiro de primeira viagem de alguma forma são quatro coisas que as vezes são conflitantes, mas verdadeiras.
Elas ajudam a nortear seu aspecto de criação de sala e principalmente a forma que interage com os jogadores interessados.

1 - Defina os tópicos que quer/ou não explorar na sala
Tirado de Voltron

Em geral os jogadores querem que o mestre satisfaça suas expectativas então vem logo com ideias esdruxulas, aleatórias e desconexas do contexto da mesa. Nesse caso pode ocorrer das duas, uma: O jogador se frustrar por que seu personagem vira cabide inútil de características irrelevantes ou o segundo (mais comum) vai forçar a barra na sessão pra fazer a coisa ficar a cara dele mesmo que tenha que virar tudo de ponta cabeça.
Se der pra conversar e fazer ajustes, e muito bom, mas se não tiver oportunidade, deixe que ele tente procurar outra sala por conta própria sem culpa...

2 - Deixe a sala aberta assim que deixar claro a ideia base dela
Tirado de Bartender

Mesmo que ainda não for começar a narrar ou falte mais informativos pra falar sobre a mesa, tente coletar feedbacks da ideia base. As vezes pode acabar não atendendo os interesses da maioria. No caso, ou você vai ter que ter pulso firme ou tente ser diplomático pra aceitar os personagens que não se encaixem tanto no tema sem ter que distorcer a ideia base do cenário. No caso se foi iniciante seria bem interessante começar com ideias populares (como colegial, fantasia medieval, criaturas sobrenaturais, essas coisas) pra agregar mais amigos e evitar ter que  negociar muito com os jogadores.

3 - Limite bastante o numero de jogadores 
Tirado de Tengen Toppa Gurren Lagann

Pelo menos até começar a ganhar confiança em algumas pessoas, coisa que invariavelmente virá com o tempo. Em geral entre 3 e 4 pessoas, pra minimizar o problema causado pela evasão.
Se quiser aumentar mais, até  por que com certeza va ivir retardatários querendo jogar, sugiro narrar separado pra pequenos grupos, mas você decide...

4 - Se não tiver ideia de como começar, converse com os jogadores.
Tirado de Hyouka

Vai sempre ter aquela empacada alguma hora, quase 100% das vezes vai ser justamente pra começar, outra depois que ver a salada que os jogadores fizeram com seu planejamento (acredite, ocorre horrores!).
Quando for o caso tenta checar a hype dos jogadores e pegar alguma ideia. Em geral eles vão ser tendenciosos e muitas vezes puxar sardinha de alguma forma. Mas acho que se não for algo puramente mecânico, você deveria tentar valorizar a forma que ele pensa no proprio personagem, desde que não seja tóxico pra campanha ou outros jogadores, tentando prever qualquer resultado ruim que sair disso

Outras coisas boas, mas não esenciais:
- Adcione os jogadores no programa e em outas redes sociais pra minimizar a possibilidade de evasão acidental ( o famoso "ops, esqueçi... Era hoje?").
- Negocie o backgroud de algum jogador se achar que fica estranho na mesa. A grande maioria não tem tanto problema com isso, então ofereça antes de começar algo coerente e pergunte o que ele acha.
- Sempre avise cada vez que coisas novas forem adcionadas, as pessoas podem acabar aproveitando ou se sentindo prejudicados por não saber.
- Se as mesas forem em grupo, avisa quando vai ter jogo, de preferencia com antecedencia de alguns dias, principalmente se não tiver dia especifico. A mesma coisa se achar ou realmente precisar cancelar.
- Se puder usar temas populares e famosos na midia, principalmente para a comunidade de RPG, melhor. Com certeza vai ter bem mais pessoas e vai ser bem  mais fácil ter gente que se adeque a vibe que quer do jogo.
- Evite de sobrecarregar o background da mesa e criar problemas posteriores, apenas pra obrigar os jogadores a ler. Muita gente faz isso, imagino que muitos adorem que seu bacground seja apreciado, mas acho desnecessário, as vezes até ilógico, os jogadores saberem as 10 paginas de criação do mundo e as tretas dos deuses e o escambau.

Procurando salas!
Tiado de Danganronpa

Do outro lado da moeda está aquele povo que "nois só quer jogar". Em termos a maior dificuldade aqui é não entrar em nenhuma mesa fogo de plalha (ou daquele pessoal que para depois de duas semanas, se é que começa a mesa mesmo, some fazendo você perder tempo aprendendo seu sistema/ House Rules/Cenário) ou pelo menos não ficar naquela expectativa infinita enquanto o mestre só enrola e enrola até sumir.
Eu vou oferecer quatro dicas que eu adoto, mas as vezes eu mesmo como mestre acabo errando. Então tente analisar isso dentro da sua própria logica.

1 - Tente checar quando a mesa vai começar e quais horários que a mesa vai ter.
Tirado de Miss Kobayashi's Dragon Maid

Primeira coisa que os fogo de palha fazem em geral é, em geral não definir horarios e ao mesmo tempo não saber nem quando vai começar. Se a mesa ainda tiver muito crua (ainda faltar definir mais dados que são relevantes na mesa e situações assim) ainda faz sentido mas tem muita gente que se foca em alimentar dados, dados e mais dados do que realmente começar a evoluir a campanha (e depois começam a reclamar por que não tem jogadores..).

2 - Caso não começe/quando começar tente perceber se o mestre está tendo problemas
Tirado  de Watashi Ga Motete Dousunda Awkward

Em geral os mestres mais inexperientes, costumam tentar carregar tudo nas costas. Quando percebem que algo que planejaram não dá certo, eles simplesmente empacam, não conseguem avançar por sií só e não costumam pedir ou aceitar ajuda pra pensar no que fazer.
Pode acontecer também dele não gostar da situação do jogo, de como os personagens se encaixam/querem se encaixar no jogo, criando um dilema de estou sem saco/ideia/não gosto da forma que tenho que abordar/ entre outros.
Você não deve ver um mestre como alguém que seja melhor/ou pior que o resto, muitas vezes ele vai se meter em enrascadas diversas e todo o grupo deveria se sentir interessado em dar uma força (algo que normalmente não ocorre...)

3 - Tente pegar algum antecedente do mestre.
Tirado de Boku no Hero Academia

Se o mestre empacar muito fácil, tente ver o probema dele com os jogadores mais antigos dele (se tiver) entre outras coisas.
Muitas vezes são efeitos que se repetem e acabam sendo "previstos." Talvez a trama valha a pena se arriscar, mas pelo menos se der errado, ja não é mais tão pego de calças curtas. Talvez ja adiantando uma nova mesa antes ou depois da situação

4 - Seja coerente com o background do personagem. 
Tirado de Daily Lives of High School Boys

Ja dei dicas em outros tópicos sobre isso. Pode ler em Notas do Império 1: Backgrouns de personagens.
Em geral se resume a falar mais do personagem agora, do que algo semi-irrelevante do passado, tentar mostrar por que e como o personagem é aquilo que é hoje e como aspectos de nascença afetam ele. Tente começar sucinto quando terminar de explicar o que precisa, pode criar coisas que não tenham ligação direta com isso.

Outras coisas boas, mas não esenciais:
- Adicione os jogadores no programa e em outas redes sociais dar suporte ao mestre quando for necessário Ou talvez até mesmo ajuda-lo com algo ou pedir ajuda.
- Seja aberto a negociar o backgroud com o mestre se ele achar necessário. Eu sei que é um tanto chato, mas se ele conversar com você é  por que algo acaba ficando inconsistente com a mesa ou simplesmente é um tema que não explore bem. Ou isso ou tente procurar um mestre que aproveite melhor, caso contrario vai parecer ficar deslocado ou que está criando problemas.
- Sempre avise cada vez que coisas novas forem adicionadas na ficha, tentando identificar exatamente o que foi gasto e com o que.
- Se não puder jogar ou tiver algo que possa talvez empatar seja sincero com o mestre e seus colegas de grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenario de terror para Storyteller e Terras Devastadas - Petroville.

Jogando (e narrando) Online! Parte 1 - Programas #fiqueemcasacomrpg

Hazard Storms T02 EP03 - Keep calm and be water my friend!