NOTAS DO IMPÉRIO 1: Backgrounds de personagens.

26/07/18 - Mudança na figura final
Tirado de Daily Lives of High School Boys - https://i.ytimg.com/vi/drfqjiigGIs/maxresdefault.jpg

Primeiro da Serie de NOTAS DO IMPÉRIO. Nem sei se e quando terá outros, apesar de achar interessante falar de algumas coisas então devo insistir no material ocasionalmente.

Infelizmente ainda existe um certo desentendimento ao se criar um background de personagem. Em uma mesa regular isso tem mais possibilidade de ser contornado fazendo perguntas a respeito do mesmo até atingir uma compreensão satisfatória, mas nas mesas online essa empreitada é bem mais cansativa. Muitos mestres "resolvem" isso fazendo "aventuras genéricas". Infelizmente esse tipo de trama não agrada a todos, criando uma bola de neve, já que os jogadores que realmente se empenharam em criar fichas não tem sua trama desenvolvida, consequentemente não tenderão a fazer boas historias. As vezes não é só por descaso. A maioria dos jogadores se foca em criar apenas um "miniconto" com a participação do personagem ainda achando que "está o máximo!"

Antes de continuar a falar sobre o assunto. Background para os leigos, seria a "historia" do personagem. Não em termo linear, mas sim explicando o "pano de fundo" que seu personagem tem que dá estrutura para ser o que é "hoje" (no começo da aventura, na verdade).

Continuando no assunto background, infelizmente a estrutura dos minicontos as vezes não falam nada sobre o mesmo, passando superficialmente sua personalidade. Pior anida quando usam o conceito do personagem normalmente mais novo, num evento que parece ter uma relevância limitada.
Não quero criticar muito esse modelo. Ele é absurdamente difundido na comunidade como um todo, mas o fato que não ajuda o mestre a elaborar uma aventura que realmente evolua o background do personagem.

Muitos outros autores já fizeram analises boas do tema. Se alguém tiver livros, principalmente de Daemon, a partir da segunda edição, Del Debbio bota uma lista grande de perguntas para criar o personagem. Antes achava um exagero. Mas atualmente percebo a profundidade que falta nos personagens, e o potencia inexplorado para deixar a trama mais coerente. Vou deixar um post da Daemon Editora aqui que fala do assunto.
Livros da Editora Daemon tirado de sua pagina - http://www.daemon.com.br/home/wp-content/uploads/daemon-editora.jpg

Pra achar um meio termo pra isso, recomendo quatro tópicos importantes que deveriam ser abordados, tanto se usar minicontos, como se responder perguntas separadamente:

- Personalidade e padrões morais.
- Momento(s) mais marcantes do passado
- Família; Amigos; Animais de estimação; Rivais e Inimigos
- Objetivo de se aventurar

Esse ultimo tópico é bom pra conduzir o personagem de maneira harmônica na trama, mas em geral é o que os personagens mais omitem. As vezes até pra evitar entrar em conflito com o interesse geral do grupo, mas é um desperdício na maioria das vezes por que gera um elemento condutor de coerência. Aquele "por que diabos toda vez fico arriscando de morrer por um estranho/cidade/mundo/sei-lá-o-que?"

Por ultimo vou deixar disponível a lista que costumo usar pras minhas mesas. Pra um leitor mais atento vai notar que ela tem uma certa ligação com o sistema 3D&T Alpha, mas nada que comprometa muito caso use a mesma para outras mesas. Em geral costumo tirar bastante vantagem delas. Tento deixar também algumas perguntas com algumas opções pra facilitar entender o conceito da pergunta. Também costumo alterar o questionário com o passar do tempo, pra tentar aumentar a utilidade ou facilitar o entendimento. Essa é a versão 2.5.1 dela. Acho muito complexa no geral, mas necessária. Sem mais delongas deixo o link pra download aqui.

Questionário 2.5.1 - Background do personagem.
Evolução de personagem. Baseado em Gaara do anime Naruto, tirado de Xemhbo - http://i.ytimg.com/vi/LKA7niEkgRg/maxresdefault.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenario de terror para Storyteller e Terras Devastadas - Petroville.

Jogando (e narrando) Online! Parte 1 - Programas #fiqueemcasacomrpg

Jogando (e narrando) Online! Parte 2 - Administrando Mesas #fiqueemcasacomrpg